Extras

Aqui são postadas algumas curiosidades.


________________________________________________________________________________
ENEM:

Guia Redação 2013
  1. Prova 2013 1o Dia
  2. Gabarito 2013 1o Dia 
  3. Prova 2013 2o Dia 
  4. Gabarito 2013 2o Dia 
  5. Prova 2012 1o Dia
  6. Gabarito 2012 1o Dia 
  7. Prova 2012 2o Dia
  8. Gabarito 2012 2o Dia 
  9. Prova 2011 1o Dia  com Gabarito
  10. Prova 2011 2o Dia  com Gabarito
  11. Prova 2010 1o Dia 
  12. Prova 2010 1o Dia com Gabarito 
  13. Prova 2010 2o Dia 
  14. Prova 2010 2o Dia com Gabarito 
  15. Prova 2009 1o Dia 
  16. Gabarito 2009 1o Dia 
  17. Prova 2009 2o Dia
  18. Gabarito 2009 2o Dia
  19. Prova 2008
  20. Gabarito 2008
  21. Prova 2007
  22. Gabarito 2007
  23. Prova 2006
  24. Gabarito 2006
  25. Prova 2005
  26. Gabarito 2005
________________________________________________________________________________
Teste de Habilidade Específica (THE) UFRJ:
  1. Música 
  2. Arquitetura
  3. Desenho Industrial 
________________________________________________________________________________
Textos:
  1. Arco-Íris
  2. Estrutura Atômica, Ionização e Efeito Auger 
  3. Física de Partículas 
  4. Magnetismo e Histerese 
  5. Tabela de Unidades de Medida
________________________________________________________________________________
Links:
  1.  Sociedade Brasileira de Física
  2.  Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
  3.  Sociedade Brasileira de História da Ciência 
  4.  Observatório Europeu do Sul - ESO
  5.  Nasa
  6.  Revista Carta Capital 
  7.  Revista Carta na Escola
  8.  Revista Ciência Hoje

________________________________________________________________________________
Notícias e Curiosidades:

Um amendoim no coração da galáxia de leite

Pesquisas geram um inédito mapa tridimensional do centro da Via Láctea – e, acreditem, ele tem a forma de um amendoim! O resultado corrobora as previsões dos astrônomos e pode ajudar a compreender melhor a formação da nossa e de outras galáxias.
Por: Marcelo Garcia
O centro de nossa galáxia é um enorme amendoim brilhante. Dito assim, parece a abertura de uma obra de ficção nonsense. Mas, pasmem, caros leitores, essa é a realidade – ou quase isso. Essa estrutura ‘leguminosa’ da galáxia foi confirmada por dois estudos recentes, que geraram o melhor mapa tridimensional já produzido das zonas centrais da Via Láctea e mostraram que seu bojo, se olhado a partir de determinado ângulo, tem o formato de um amendoim gigante composto por estrelas, gases e poeira – a partir de outros pontos de vista, o conjunto assemelha-se com um ‘x’ ou uma barra.
Leia o artigo completo aqui.

Ciência Hoje, 16/09/201.

O átomo quântico

Há 100 anos, o físico dinamarquês Niels Bohr propôs o primeiro modelo atômico quântico. O trabalho abriu caminho para uma melhor compreensão da estrutura do átomo e o desenvolvimento da teoria atômica moderna.

Por: José Fernando Rocha e Roberto Rivelino Moreno

Instituto de Física

Universidade Federal da Bahia




O desenvolvimento de uma teoria atômica que explicasse a origem da luz (energia) emitida ou absorvida pelos átomos foi um grande desafio para muitos físicos no início do século passado. Uma contribuição importante para superar esse desafio foi dada, em 1913, em uma série de artigos na revista inglesa Philosophical Magazine (S. 6, vol. 26, n. 151, p. 1-25; p. 476-502; p. 857-875), pelo físico dinamarquês Niels Henrik David Bohr (1885-1962), dois anos depois de ele ter iniciado, na Inglaterra, um estágio de pós-doutoramento com dois eminentes cientistas.

Ernest Rutherford (1871-1937), em Manchester, onde analisou os resultados recentes dos experimentos sobre as colisões de partículas alfa (núcleos de átomos de hélio) contra folhas finas de ouro e que levaram Rutherford, em abril de 1911, a propor a existência do núcleo atômico, de carga positiva, circundado por elétrons (negativos).
No entanto, esse modelo contrariava as leis do eletromagnetismo clássico. Segundo essa teoria, elétrons em movimento acelerado emitiriam luz e, com isso, colapsariam contra o núcleo em uma fração de segundo, o que comprometeria a própria existência do átomo.

Outro problema com o modelo de Rutherford: ele não permitia explicar a forma como os átomos devolviam ao meio a luz que incidia sobre eles. Com a ajuda de um espectroscópio, aparelho cujo cerne é um prisma, a luz irradiada pelos átomos aparecia na forma de raias (linhas paralelas) com cores (frequências) variadas. O conjunto dessas raias é denominado espectro atômico e é característico para cada átomo.

A grande contribuição de Bohr se deu quando ele notou que poderia estender para o átomo a hipótese elaborada, em 1900, pelo físico alemão Max Planck (1858-1947): na natureza, a energia é gerada e absorvida em diminutos pacotes – e não de forma contínua. Cada um desses pacotes é denominado quantum – daí, o termo teoria quântica.

Fonte: Ciencia Hoje, 30/07/13.
Acesse o artigo completo completo aqui.


Nasa divulga imagem da Terra (indicada com uma seta)
vista de Saturno

Imagem feita pela sonda da missão Cassini a .,445.854.740  quilômetros.

Fonte: band.com.br, 22/07/13.

As relatividades quânticas

Em sua coluna de julho, Adilson de Oliveira fala sobre como os conceitos revolucionários da teoria da relatividade e da mecânica quântica, fundamentais para a física atual, são frequentemente interpretados de forma equivocada ou postos em xeque por quem não os conhece bem.

Por: Adilson de Oliveira 

Ciência Hoje, publicado em 19/07/2013


Por introduzir conceitos contraditórios ao senso comum, a mecânica quântica, que rege as relações do mundo subatômico, é muitas vezes usada – de forma incorreta – para explicar fenômenos místicos ou paranormais. (foto: Miroslav Kostic).
A física é uma ciência que provoca ao mesmo tempo curiosidade, respeito, fascínio, mas também temor e desconfiança. Afinal, ela foi a ciência que originou as maiores revoluções científicas e tecnológicas do século 20. Isso ocorreu devido ao desenvolvimento das duas grandes teorias que formam os seus pilares: a teoria da relatividade e a mecânica quântica.
Leia a reportagem completa. Acesse Ciência Hoje.

O teletransporte já é uma realidade


Uma pessoa é desmaterializada em um ponto do espaço e tempo volta a se materializar em outro ponto distante, quase que instantaneamente. Em pouco tempo essa cena poderá não ser uma exclusividade da ficção científica.

Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hefei, na China, conseguiram, pela primeira vez na história, teletransportar um objeto macroscópico a uma distância de 150 metros, utilizando o princípio de enlace quântico, no qual duas partículas compartilham a mesma existência, ou seja, uma mesma informação, independentemente da distância entre elas.

Desse modo, a transmissão entre dois objetos se faz possível de forma instantânea, de um ponto a outro, sem que a informação tenha que atravessar o espaço que os separa. No entanto, a ponte quântica definida pela brecha de tempo na qual esta informação se mantém intacta antes de ser destruída, não supera atualmente os 100 microssegundos.

Em Londres, especialistas da Universidade de Cambridge conseguiram desenvolver um modelo matemático que explica como aumentar a resistência da união quântica, ao abrir as portas para computação quântica, essencial para uma teletransportação complexa.

Segundo os cientistas, este foi um avanço fundamental, embora o mais importante ainda esteja por vir.


Antimatéria - Cai ou não cai?

Cientistas obtêm primeiras medições diretas da interação de átomos de anti-hidrogênio com a força da gravidade. O feito representa um avanço nos estudos sobre a antimatéria e pode ajudar a compreender um dos grandes mistérios do universo.

Acesse a matéria completa aqui.

Fonte: Ciência Hoje, 30/04/2013.


Descoberta de vida em Marte está cada dia mais próxima,
afirma especialista



Na última terça-feira (12), a Nasa anunciou que foram encontrados elementos básicos para existência da vida em Marte a partir de análises feitas em amostras de rochas do planeta. Os dados foram coletados pelo robô Curiosity e analisados por cientistas da agência espacial norte-americana. Doutor em Ciências pela USP e editor-chefe da revista Scientific American Brasil, Ulisses Capozzoli acredita que a grande notícia ainda está por vir: a confirmação de formas de vida em Marte.

Fonte: r7.com, 13/03/2013 atualizado em 14/03/2013
 
Vem destruição por aí?
Sol “calmo demais” assusta cientistas da Nasa



O ano de 2013 deveria ser o ápice do ciclo de 11 anos que o Sol faz. Então o astro deveria estar no alto de sua atividade. Mas não está. Algo “inesperado” aconteceu, alerta a Nasa. A falsa calmaria é perigosa? Saiba o que está rolando!
“Os números estão abaixo dos valores de 2011, e tempestades solares fortes não têm sido frequentes”, disse a Nasa
A superfície do Sol que estava encarando a Terra no dia 28 de fevereiro esta praticamente "parada". Calmaria até demais, diz a Nasa
São apenas alguns pontos de atividade — mas deveriam ser vários durante o ápice da atividade solar
Experts estão, de certa forma, impressionados. Alguns até acham que a Nasa pode ter errado
Dean Pesnell, do centro Goddard da Nasa, acha que o Sol está “quieto” porque é um “pico duplo”
“Esse é o ápice do Sol. Mas parece diferente do que esperamos porque é um pico duplo. As duas últimas máximas solares, em 1989 e 2001, tiveram dois picos”, disse Dean
O mini-ciclo do pico duplo teria cerca de dois anos. Ou seja, ainda poderia acontecer em 2014. Ou mesmo 2013 e 2015

Fonte: r7.com, 09/03/2013

Aberta a temporada para visualizar cometas

Após o meteoro russo e o asteróide 2012 DA 14, está aberta a temporada para observações de cometas. Profissionais e simpatizantes da astronomia já estão de olho no céu para acompanhar os fenômenos. O primeiro cometa do ano a dar as caras foi o Lemmon.

O cometa teve sua máxima aproximação com a Terra no início de fevereiro. No entanto, ele voltará a ter uma boa luminosidade até o próximo dia 24 de março, quando se aproximará do Sol.

Outro cometa que terá boas condições para ser visualizado é o Panstarrs. Em 6 de março, o cometa passará no ponto mais próximo à Terra. Quando se aproximar do Sol, ele ficará mais brilhante por causa da vaporização do gelo e da poeira que fazem parte da sua composição.
Fonte: band.com.br, 03/03/2012.

Astrônomos descobrem planeta de diamante duas vezes maior do que a Terra
(O recém-descoberto 55 Cancri tem raio duas vezes maior que o do nosso planeta)

Desenho criado pela Nasa ilustra como é o planeta de diamante, envolto por uma atmosfera laranja e quente, e a estrela em sua órbita.


 Astrônomos descobriram um planeta duas vezes maior do que a Terra, composto na maior parte de diamante, orbitando uma estrela que é visível a olho nu.
O planeta rochoso, chamado "55 Cancri e", orbita uma estrela como o sol a 40 anos-luz de distância na constelação de Câncer, movimentando-se tão rápido que um ano lá dura apenas 18 horas.
Descoberto por uma equipe de pesquisa franco-americana, o planeta tem raio duas vezes maior que o da Terra, mas é muito mais denso, com uma massa oito vezes maior. Também é incrivelmente quente, com temperaturas em sua superfície atingindo 1.648 graus Celsius.
Fonte: r7.com.br, 11/10/12.

NOBEL DE FÍSICA 2012
(Dominadores de partículas )
Francês e norte-americano que conseguiram controlar sistemas quânticos sem destruí-los ganham o Nobel de Física de 2012. Os trabalhos, feitos de modo independente, abrem caminho para uma nova geração de computadores.

O gato de Schröndinger talvez seja o experimento mental mais conhecido para explicar um fenômeno da física quântica. Proposto pelo físico austríaco Erwin Schrödinger (1887-1961) em 1935, sugere que um gato colocado dentro de uma caixa lacrada, junto com um frasco de veneno que se quebra aleatoriamente, está vivo e morto ao mesmo tempo. Quando se abre a caixa, no entanto, encontra-se o animal apenas vivo ou morto – não mais nas duas condições simultaneamente.
Nessa analogia, pode-se dizer que o francês Serge Haroche e o norte-americano David J. Wineland descobriram maneiras de enxergar o gato morto-vivo, algo que antes se supunha impossível. Por seus trabalhos, desenvolvidos entre as décadas de 1980 e 1990, são os ganhadores do prêmio Nobel de Física 2012.
É claro que ambos não trabalharam com animais dentro de caixas. O universo deles é o da física quântica, em que as leis são tão bizarras para quem está acostumado com o mundo clássico quanto o experimento do gato de Schrödinger.
Um exemplo dessa bizarrice é o fato de que partículas quânticas podem estar em vários estados diferentes simultaneamente. E observar isso era impossível antes de Haroche e Wineland, porque, quando cientistas isolavam uma partícula de seu sistema original, as propriedades quânticas se perdiam.
Utilizando diferentes métodos, os grupos de pesquisa de Haroche e Wineland conseguiram analisar, controlar e contar partículas de luz e de matéria sem interferir em seu estado quântico natural.
Veja na integra.
Fonte: cienciahoje.uol.com.br,  09/10/2012.

Descoberta galáxia com 13,7 bilhões de anos
(Cientistas conseguiram observar uma galáxia distante que remonta a 500 milhões de anos após o Big Bang)
Graças ao telescópio espacial Hubble e à teoria da relatividade de Einstein, cientistas conseguiram observar uma galáxia distante que remonta a 500 milhões de anos após o Big Bang, explosão que deu origem ao Universo.
A imagem mais antiga que temos do Universo nos é dada pela radiação de fundo deixada pelo Big Bang, uma auréola difusa de microondas que não consegue se associar a nenhuma estrela, galáxia ou objeto astronômico preciso.
Isto ocorreu 400.000 anos depois do Big Bang, ou seja, uma fração de segundos na escala do nosso Universo, que tem 13,7 bilhões de anos. Não havia então nenhuma estrela, apenas átomos de hidrogênio recém-criados.

Veja na integra.
Fonte: band.com.br, 19/09/12.


Terra pode ser engolida pelo Sol
(Astrônomos descobriram que um planeta pode ter sido devorado por sua estrela; isso pode acontecer com a Terra em 5 bilhões de anos)
Uma equipe de astrônomos americanos, poloneses e espanhóis encontrou evidências de um planeta que teria sido “devorado” por sua estrela. Para os especialistas, o acontecimento pode se repetir com a Terra dentro de bilhões de anos, segundo informou a BBC Brasil. O estudo foi publicado no Astrophysical Journal Letters.
Fonte: band.com.br, 26/08/12.

Física: brasileiros são eleitos para Conselho
(O Conselho do American Physical Society, para qual o país foi convidado, foi fundado em 1899 e reúne mais de 46 mil associados)

Os cientistas brasileiros Marcelo Gleiser e Márcia Barbosa foram eleitos para o Conselho do American Physical Society, uma das principais entidades de estudo de física do mundo. Fundada em 1899, reúne mais de 46 mil associados, publica 12 revistas e organiza encontros científicos.
O professor da universidade americana Dartmouth College, Marcelo Gleiser ocupará o cargo de conselheiro-geral e Márcia Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o de conselheira internacional.
Ele trabalha com estudos sobre os cruzamentos da teoria de campo, a relatividade e cosmologia. É cientista premiado e participou de painéis organizados pela agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa. Escreveu três livros, nos quais tenta popularizar o estudo da física.
Márcia Barbosa estuda o comportamento termodinâmico de fluídos complexos. É diretora do Instituto de Física da universidade gaúcha. Faz parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Brasil.
Fonte: band.com.br, 26/08/12.


Curiosity se aproxima de Marte e Nasa prevê bom tempo para aterrissagem
Washington, 4 ago (EFE).- A sonda Curiosity continua se aproximando de Marte, onde deve chegar às 5h31 (GMT) desta segunda-feira, quando os cientistas acreditam que o clima esteja bom para que o aparelho possa pousar no planeta vermelho, informou neste sábado a Nasa. Os cientistas explicaram que a tempestade de poeira que atingiu o hemisfério sul de Marte na madrugada passada já estava se dissipando.
r7.com, 04/08/2012 às 20h14 Integra
Em novembro do ano passado, um foguete Atlas partiu da Terra em direção a Marte e, em oito meses, percorreu mais de 500 milhões de km. Ao se aproximar do Planeta Vermelho, um paraquedas será aberto e a parte de baixo da cápsula irá se soltar. Da cápsula sairá o Curiosity, um robô equipado com câmeras que passará dois anos pesquisando o planeta. O Curiosity pesa uma tonelada e tem 3 m de comprimento. É cinco vezes mais pesado que os robôs antecessores — os exploradores Spirit e Opportunity, que chegaram a Marte em janeiro de 2004 na busca de rastros de água.r7.com, 05/08/2012 às 09h08 Integra
A sonda espacial europeia Mars Express, um dos três orbitadores de Marte, vai prestar assistência à Nasa durante a delicada chegada ao planeta vermelho do robô americano Curiosity, prevista para esta segunda-feira.
A sonda da Agência Espacial Europeia (ESA) orientará suas antenas para a trajetória da nave espacial Mars Science Laboratory (MSL), que transporta a Curiosity.
A Mars Express poderá, assim, seguir o MSL durante vinte minutos antes de entrar na atmosfera marciana e atravessá-la "praticamente até que toque o solo marciano", explicou Michel Denis, encarregado das operações de voo, em entrevista à AFP.
r7.com,  05/08/2012 às 10h22 Integra


EUA criam o supercomputador mais rápido do mundo
O 'Sequoia' superou o japonês 'K Computer' com um desempenho de 16,32 petaflops

Os Estados Unidos voltaram a ocupar a primeira posição na lista dos 500 supercomputadores mais rápido do mundo com o ‘Sequoia’, que foi desenvolvido pela IBM.
O Sequoia superou o japonês ‘K Computer’, desenvolvido pela Fujitsu.
O novo supercomputador norte-americano é 1,55 vezes mais rápido do que o japonês e utiliza mais de 1,5 milhão de processadores.
O Sequoia, instalado atualmente no Laboratório Nacional de Lawrence Livermore, pertence ao Departamento de Energia dos Estados Unidos e deve ser usado em simulações de armas nucleares, reduzindo a necessidade de testes físicos.
Baseado na arquitetura Blue Gene/Q, o supercomputador atingiu um desempenho de 16,32 petaflops nos testes realizados e superou os 10,51 petaflops do japonês K Computer.

Veja a lista do 500 computadores mais rápidos do mundo AQUI
Fonte: baboo.com.br, 18/06/12.


Planeta Vênus passará diante do Sol
Fenômeno será uma oportunidade única para observar planetas distantes onde pode existir vida, afirmaram astrônomos.
 A passagem de Vênus diante do Sol, em 5 e 6 de junho, um fenômeno excepcional que não voltará a acontecer em 105 anos.
Fonte: band.com.br, 02/06/12.

Telescópio registra “bola” de estrelas
Nova imagem do aglomerado Messier 55 mostra algumas das mais antigas estrelas do universo
Uma nova imagem do aglomerado estelar Messier 55, obtida com o telescópio VISTA, do ESO (Observatório Europeu do Sul), mostra dezenas de milhares de estrelas amontoadas como um enxame de abelhas.
Além de estarem todas confinadas num espaço relativamente pequeno, estas estrelas encontram-se também entre as mais velhas do Universo. Os astrônomos estudam Messier 55 e outros objetos antigos, chamados aglomerados globulares, no intuito de compreenderem como é que as galáxias evoluem e as estrelas envelhecem.Os aglomerados globulares mantêm-se unidos numa forma esférica compacta por efeito da gravidade. No caso de Messier 55, as estrelas encontram-se muito próximo umas das outras: encontramos aproximadamente cem mil estrelas contidas numa esfera com um diâmetro de cerca de 25 vezes a distância entre o Sol e o sistema estelar mais próximo, Alfa Centauri.

Fonte: band.com.br, 19/05/12.


Telescópio Kepler dá pistas sobre impacto de explosão solar sobre a Terra
Felizmente, "super flares" são menos frequentes em estrelas como nosso Sol
O telescópio espacial Kepler vem fornecendo novas descobertas sobre as colossais explosões que podem afligir algumas estrelas.
Estes lançamentos enormes de energia magnética - conhecidos como 'super flares' (super chamas, na tradução literal) - podem danificar a atmosfera de um planeta em órbita nas proximidades, colocando em risco as formas de vida que eventualmente residam ali.
Felizmente o Kepler mostra que as 'super flares' são muito menos frequentes em estrelas de baixa rotação, como nosso Sol. O telescópio da agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa, observa 100 mil estrelas em um pedaço de céu entre 600 e 3 mil anos-luz da Terra.
Fonte: r7.com, 19/05/12.

Buraco negro supermaciço engole estrela
Acredita-se que a maioria das galáxias do universo abrigue um destes buracos, até um bilhão de vezes superior à do nosso sol
Astrônomos americanos observaram em "tempo real" o momento em que um buraco negro supermaciço engolia uma estrela do qual se aproximou demais, um fenômeno excepcional que só ocorre uma vez a cada 10 mil anos, em média, em uma galáxia.
"Os buracos negros são um pouco como os tubarões. Consideramos, sem razão, que são máquinas perpétuas de matar. Na verdade, são tranquilos na maior parte da vida. Mas ocasionalmente, uma estrela se aventura perto demais e o frenesi carnívoro se desencadeia", explicou Ryan Chornock, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, coautor do estudo publicado nesta quarta-feira na revista científica britânica Nature.
Acredita-se que a maioria das galáxias do universo abrigue um destes buracos negros supermaciços, com massa entre um milhão e um bilhão de vezes superior à do nosso sol. Alguns são detectados graças à intensa radiação que emitem quando aspiram gás.
Mas se o entorno dos buracos for pobre em gás, as fagulhas ficam fracas e por isso fica difícil estudá-los, ao menos surpreendê-los em pleno almoço, como fizeram Chornock e Suvi Gezari, da universidade americana Johns Hopkins.
Em 31 de maio de 2010, por meio do telescópio Pan-STARRS 1, no Havaí, foi descoberta uma luz inesperada procedente de uma galáxia situada a 2,7 bilhões de anos-luz.
A luz foi se intensificando até alcançar seu ponto culminante em 12 de julho, antes de desaparecer gradativamente.
"Observamos a morte de uma estrela e sua digestão por parte do buraco negro em tempo real", explicou Edo Berger, que participou do estudo.
A luz emanada de um buraco negro supermaciço que estava até agora adormecido, com massa equivalente a três milhões de massas solares, equivale à do buraco negro situado no centro da nossa galáxia.
A estrela estava tão próxima que as "forças de maré" geradas pelo campo de gravidade do buraco negro a desmembraram. Os gases que a formavam foram aspirados pelo ogro cósmico, fazendo aumentar tanto a temperatura que produziram a luz detectada pelos astrônomos.
O "Sgr A*" (Sagittarius A estrela), buraco negro supermaciço da nossa galáxia, está prestes a engolir uma grande nuvem de gás, que se aproxima dele.
No verão de 2013, a nuvem se aproximará a 40 bilhões de quilômetros do "horizonte dos acontecimentos" do buraco negro, limite a partir do qual o que acontece é impossível de ser detectado.
Fonte: band.com.br, 05/05/2012.



Telescópio detecta ausência de matéria escura na vizinhança do Sol
Pesquisa refuta ideia de que matéria constitui 80% da massa do Universo.
Cientistas calcularam quantidade de matéria pelo movimento das estrelas.
Um novo estudo de uma equipe de astrônomos no Chile detectou a falta de matéria escura na vizinhança do Sol. A ideia vai contra estudos recentes que apontaram evidências da existência de grandes quantidades de matéria escura nesses arredores. As informações foram publicadas nesta quarta-feira (18) no site do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês).
 A matéria escura é uma susbtância que não pode ser vista, mas é detectada pelo efeito da gravidade que exerce na matéria a sua volta.
Utilizando o telescópio MPG/ESO de 2,2 metros instalado no Observatório de La Silla juntamente com outros telescópios, os astrônomos mapearam os movimentos de mais de 400 estrelas até uma distância de 13 mil anos-luz do Sol. A partir destes novos dados, a equipe calculou a massa da matéria na vizinhança do Sol, contida num volume quatro vezes maior do que considerado nos levantamentos anteriores.
Fonte: G1 em 18/04/2012 16h08.

Buraco negro 'mata' estrela gigante e lança raios gama na Via Láctea
Explosão ocorrida há 3,8 bilhões de anos foi detectada só agora na Terra.
Estudo foi feito por astrônomos britânicos e divulgado na revista 'Science'.
Um estudo feito por astrônomos britânicos revelou como a destruição de uma estrela pode ter causado uma das maiores explosões já registradas no Universo. A descoberta é tema da edição desta semana da revista "Science" e foi divulgada nem 16/06/2011.
Os cientistas da Universidade de Warmick acreditam que o astro foi aniquilado ao entrar em contato com um buraco negro há 3,8 bilhões de anos. O resultado do encontro foi a emissão de dois feixes de raios gama (veja figura abaixo), um deles liberado na direção da Via Láctea.
A explosão - que recebeu o nome de Sw 1644+57 - ocorreu no centro de uma galáxia localizado na direção da constelação do Dragão, típica nos céus no hemisfério norte da Terra.
O fenômeno só pôde ser conhecido agora pois a Via Láctea estava no caminho quando o feixe de raios gama chegou até o nosso planeta, após atravessar a distância de 3,8 bilhões de anos-luz.
Para o estudo, os astrônomos usaram informações do Telescópio Espacial Hubble, do satélite Swift, da Nasa, e do Observatório Chandra, especializado em raios x. A explosão foi detectada pela primeira vez em 28 de março e foi monitorada desde então, já que a emissão dos raios gama ainda não parou de acontecer.
Fonte: G1 em  16/06/2011 17h08.

Astrônomos descobrem planetas habitáveis
Pode existir água líquida na superfície de planetas bastante parecidos com a Terra na Via Láctea
Astrônomos do ESO (Observatório Europeu do Sul) divulgaram nesta quarta-feira que pode haver bilhões de planetas não muito maiores que a Terra circulando estrelas próximas de sua supernova na Via Láctea. Esses planetas poderiam ser habitáveis.
Equipamentos com a tecnologia Harps (High Accuracy Radial Velocity Planet Searcher) do Observatório de Silla, no Chile, identificaram a existência dos planetas.
"As nossas novas observações obtidas com o HARPS indicam que cerca de 40% de todas as estrelas anãs vermelhas possuem uma super-Terra que orbita na zona habitável, isto é, onde água líquida pode existir na superfície do planeta," diz Xavier Bonfils (IPAG, Observatoire des Sciences de l´Univers de Grenoble, França), o líder da equipe. "Como as anãs vermelhas são muito comuns - existem cerca de 160 bilhões de estrelas deste tipo na Via Láctea - chegamos ao resultado surpreendente de que existirão dezenas de bilhões destes planetas só na nossa galáxia."

Fonte: band.com.br, 01/04/2012.
ESO

Jatos de água em lua de Saturno são vistos
Sonda Cassini fez imagens da lua Encélado a apenas 74 quilômetros de distância
A sonda espacial Cassini registrou jatos de água gelada em vários voos próximos à superfície de uma lua de Saturno, Encélado, que poderiam indicar um habitat propício para a existência de vida, segundo a Nasa (agência espacial dos Estados Unidos).
“Mais de 90 gêiseres de todos os tamanhos estão emitindo vapor de água, partículas de gelo e componentes orgânicos na superfície do Polo Sul de Encélado”, disse Carolyn Porco, chefe da equipe de Imagens Científicas da sonda espacial Cassini.
Os gêiseres revelariam a existência de um mar subterrâneo. “Além de água e material orgânico, encontramos sal nas partículas de gelo. A salinidade é a mesma dos oceanos da Terra”, destaca Carolyn.

Fonte: band.com.br, 01/04/2012.

Vale a pena assistir:

Veja quem foi Carl Sagan na Wiki
Site oficial Carl Sagan

O Laboratório CERN
O CERN (Laboratório Europeu para Física de Partículas) é o laboratório internacional onde os bósons W e Z foram descobertos.
O CERN foi também o lugar do nascimento da WWW (World-Wide Web).
O Grande Anel de Colisão Hadrônico - LHC vai pesquisar os bósons de Higgs, novas partículas fundamentais e forças.
Fonte:  http://www.aventuradasparticulas.ift.unesp.br/frames.html

CERN

Cientistas criam relógio ultrapreciso 
Manter equipamento estável ainda é um desafio: relógio precisa estar próximo a -273 ºC
 
Uma equipe internacional de cientistas trabalha na construção de um relógio com margem de precisão de um décimo de segundo em 14 bilhões de anos.
A precisão extrema desse relógio, 100 vezes superior à dos atuais relógios atômicos, provém do núcleo de um só íon de tório, acrescenta um artigo da revista “Physical Review Letters”. O relógio atômico poderia ser útil para algumas comunicações confidenciais e para o estudo de teorias fundamentais da física.
Além disso, poderia aumentar a precisão do sistema GPS. A precisão dos relógios atômicos provém das oscilações dos elétrons nos átomos induzidas por raio laser. Entretanto, estes elétrons podem afetar os campos magnéticos e elétricos e, por isso, estes relógios às vezes sofrem um desvio de aproximadamente quatro segundos ao longo da existência do universo.
Participam do projeto cientistas do Instituto Tecnológico da Geórgia, da Universidade de Nevada (ambas nos EUA) e da Universidade de Nova Gales, na Austrália.
Fonte: http://www.band.com.br/ em 24/03/2012

Imagem profunda do céu é registrada
Mais de 200 mil galáxias foram registradas após 55 horas de captação de radiações pelo telescópio Vista
O ESO (Observatório Europeu do Sul) divulgou nesta quarta-feira a mais ampla imagem profunda do céu já realizada. O registro foi feito pelo telescópio Vista, localizado no Monte Paranal, no Chile.
O equipamento, que observa o espaço no infravermelho, foi apontado diversas vezes para o mesmo local, acumulando assim a radiação emitida por galáxias distantes.
A imagem é formada por mais de seis mil exposições da radiação ao telescópio, após um período de 55 horas de captação. Cinco filtros de cores diferentes também foram utilizados durante o trabalho.
No registro são encontradas mais de 200 mil galáxias. Os pontos de luz mais intensos são galáxias completas, cada uma contando com bilhões de estrelas em suas formações.
Fonte: http://www.band.com.br/ em 24/03/2012

Para saber mais do Observatório Europeu do Sul (ESO) e do telescópio VISTA:
ESO 

Meteorito cruza o céu de São Paulo
Objeto foi visualizado na manhã desta quinta-feira (22/03)
Um pequeno objeto, provavelmente um meteorito, chamou a atenção dos moradores de São Paulo na manhã desta quinta-feira.
O objeto atravessou o céu da cidade por volta das 9h30. As fotografias foram tiradas do terminal de ônibus do Sacomã, na região sudeste.
Quedas de meteoritos na Terra são frequentes.
Meteoritos são fragmentos de asteroides, cometas ou planetas que atingem a superfície da Terra. Diferente dos meteoros, eles não são consumidos totalmente pelo atrito da atmosfera.
Fonte: http://www.band.com.br/ em 24/03/2012

3 comentários:

  1. Matéria Escura e Energia Escura são deduzidas devido a não correspondência do comportamento do Universo com as previsões segundo a leis conhecidas para o conteúdo de matéria e energia conhecidas atualmente.
    A energia escura dá conta da aceleração da expansão do Universo.
    Já a matéria escura, por exemplo, dá conta da velocidade do Sol em torno da Via Láctea.
    São chamadas de escuras, pois não podem ser medidas diretamente.
    Caso não se verifiquem as quantidades de energia e matéria escuras conforme a teoria prevê, tem-se um problema com as explicações atuais para o comportamento do Universo.

    ResponderExcluir
  2. A lista de supercomputadores anda rápido o Tupã do INPE já caiu para 79o colocado.
    A Petrobras tem o Grifo04 que está em 68o.

    ResponderExcluir