25 de mai. de 2012

Notícias

ENEM - Inscrição a partir de Segunda 28/05

Estudantes interessados em participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever no programa a partir das 10h da próxima segunda-feira, 28, até as 23h59 de 15 de junho, no horário oficial de Brasília.

São isentos da taxa de inscrição (de R$ 35,00 - paga até o dia 20 de junho por meio de GRU) alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.

A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso do participante em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Entre as MUDANÇAS para a edição 2012, estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.

As PROVAS serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da federação, a partir das 13 horas, no horário de Brasília. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O gabarito está previsto para o dia 7. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.
Fonte: INEP, 25/05/12

Um comentário:

  1. Pessoal,
    Além da Redação ter maior cobrança neste ano, eu soube, por outras fontes, que as provas terão uma cobrança maior, não só de nota, mas de conteúdo também.
    Este fato se deve a pressão que o orgão realizador do ENEM (o INEP) sofreu pelos reitores das universidades públicas em troca da adesão destas ao ENEM como sistema de ingresso.
    Acredito que as provas deste não serão muito semelhantes às provas dos anos anteriores. De qualquer forma, elas são as únicas referências que temos.

    ResponderExcluir