REDAÇÃO
1. Conceituando (definindo) algo – É
a forma mais comum de se começar. Por exemplo:
Violência é toda ação marginal que
nos atinge de maneira irresersível: um tiro que nos é dado, um
assalto sem que esperemos, nosso amigo ou conhecido que perde a vida
inesperadamente através de ações inomináveis…
2. Apresentando alguma(s) estratégias
argumentativas como dados estatísticos, exemplos, citações,
depoimentos etc – No ENEM, não é adequado copiar dados da
coletânea, já que nele esta é, apenas, fonte de inspiração para
ampliar seu conhecimento sobre o tema, então, este modo de
apresentar a tese requer um conhecimento prévio bastante vasto e
certeiro, pois se você escrever algo errado, pode comprometer seu
texto no quesito “coerência externa/verosimilhança”.
Para TCU, atraso da Anatel põe em
risco transmissão da Copa
A Anatel (Agência Nacional de
Telecomunicações) enfrentará dificuldades para concluir projetos
que visam garantir a segurança e o funcionamento do setor durante a
Copa de 2014. A constatação é de um relatório do TCU (Tribunal de
Contas da União), ao qual a Folha teve acesso. Segundo o documento,
foram concluídas licitações referentes a apenas 11,6% dos R$ 45,7
milhões que a reguladora deveria ter comprometido em 2012 com
projetos exigidos pelo Gcopa (Comitê Gestor da Copa 2014, grupo do
Executivo que acompanha as ações de preparação para a Copa do
Mundo de 2014).
Extraído de
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1240692-para-tcu-atraso-da-anatel-poe-em-risco-transmissao-da-copa.shtml
3. Usando linguagem metafórica ou
sentido figurado – Método mais indicado, geralmente, para iniciar
redações cujos temas são reflexivos, como por exemplo, amizade,
liberdade etc (temas mais recorrentes em provas da Fuvest e da
Unesp). O ENEM normalmente elabora temas de cunho social e não
reflexivos, mas nada impede que você inicie sua redação utilizando
metáforas ou o sentido figurado.
“Sorteio de vagas na educação…
triste Brasil! Tristes e desamparadas criaturas que transformam-se em
números sem particularidade individual e acabam, como num bingo do
analfabetismo, preenchendo cartelas da ignorância.(…)
4. Narrando – Sim, você pode iniciar
uma dissertação – argumentativa narrando algo, mas deve parar por
aí e voltar a dissertar e a argumentar logo em seguida, senão seu
texto será zerado na segunda competência da grade de correção do
ENEM (“Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de
várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos
limtes estruturais do texto dissertativo-argumentativo”). Pensando
na proposta do ENEM 2012, vejamos um exemplo:
“Maria, cidadã boliviana, não
conseguia encontrar emprego em seu país e, desesperada por uma vida
melhor para ela e para seus filhos, aceitou a proposta de um
conhecido que a ofereceu um emprego no Brasil, em São Paulo, como
costureira. Sonhando com com um trabalho digno, embarcou, mas logo se
desiludiu ao conhecer a confecção escura, apertada, mal ventilada
onde iria trabalhar; decepcionou-se com seu baixíssimo salário e
cansou-se de, já no primeiro dia, costurar por mais de 15 horas e
mal conseguir dormir no alojamento.”
5. Interrogando o tema – Na primeira
publicação desta série, seguiremos um tipo de planejamento da sua
redação a partir da transformação do tema em pergunta e das
respostas para esta pergunta que, por sua vez, orientariam toda a
argumentação e assim podemos introduzir uma tese, questionando. Mas
atenção: todas as perguntas feitas devem ser respondidas pelo
autor. Tendo em mente o ENEM 2012, temos um exemplo:
“O que leva uma pessoa a imigrar para
outro país? A busca por uma vida melhor? A fuga de um regime
totalitário, de uma crise financeira ou da miséria? Um grande
amor?…”
6. Contestando o tema – Sim, você
pode discordar do tema (e assim contestá-lo) desde que tenha
argumentos fortes para isso. Muitos perguntam se há a possibilidade
do corretor não gostar do texto, não concordar e assim dar nota
baixa. E a resposta é não. O corretor está lá para verificar se a
redação atende às expectativas da banca em relação à grade de
correção (as competências) do ENEM e não para gostar ou não do
seu ponto de vista, até porque você deve escrever imaginando um
leitor universal e não o corretor.
“Embora se divulgue que o trabalho
infantil no Brasil diminuiu consideravelmente, isso não é o
bastante, já que o ideal é que ele seja erradicado não só do
nosso país, mas do mundo todo. Crianças ainda trabalham, até em
regime escravo, em plantações, carvoarias, nas cidades e até em
suas próprias casas”
7. Traçar uma trajetória histórica
comparando passado e presente, projetando um futuro.
“A história da humanidade deu-se
através dos movimentos imigratórios em busca de desenvolvimento, de
poder, de riquezas, de conquistas e se dá até hoje pelos mesmos
motivos…”
8. Descrever lugares, pessoas etc. –
Aqui vale a mesma orientação para o início narrativo: descreva,
narre e logo vá para a dissertação – argumentativa para não
zerar no tipo textual.
“Um porão escuro, fechado e mal
ventilado; nele há várias máquinas de costura nas quais há, em
cada uma, uma pessoa que buscou na imigração um sonho de vida e
acabou deparando-se com o trabalho escravo em uma confecção que
vende roupas para uma grande rede de lojas que, por sua vez, vendem
estas peças a preços que elas nunca poderão pagar, mesmo
trabalhando mais de 15 horas por dia.”
Fonte: InfoENEM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário