29 de set. de 2013

Notícia:

Aquecimento Global: dois lados de uma mesma moeda.

Para o coordenador geral da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas e Globais (Rede Clima), Paulo Nobre, os pesquisadores que discordam da participação do homem não deveriam ser chamados de céticos, e sim de “negacionistas”
“Ceticismo é um pilar da ciência. É formular uma hipótese e ser cético com relação a ela para buscar respostas”, compara. Segundo ele, diante das evidências científicas existentes, não há como negar a participação humana no processo de aquecimento global: “Há 20 anos até poderia haver espaço para o ceticismo, mas hoje não existe mais.”

O que chama mais atenção é a diferença entre os cientistas especialistas na área (97,4%) e o público em geral (58%). O estudo conclui que "aparentemente, o debate sobre a autenticidade do aquecimento global e o papel desempenhado pela atividade humana é largamente inexistente entre aqueles que compreendem as nuances e a base científica dos processos climáticos de longo prazo. O desafio, por outro lado, parece ser como comunicar efetivamente este fato aos responsáveis pelas políticas públicas e para um público que continua a perceber erroneamente um debate entre os cientistas".

Quando a Terra sai de uma Era Glacial, o aquecimento não é iniciado pelo CO2, mas sim por mudanças na órbita terrestre. O aquecimento provoca a liberação de CO2 pelos oceanos. O CO2 amplifica aquele aquecimento inicial, espalhando o aquecimento por todo o planeta. Portanto, o CO2 causa aquecimento E TAMBÉM o aumento de temperatura causa aumento de CO2.

Nem todas as interglaciais duram o mesmo tempo. Uma perfuração de gelo do Domo C, na Antártica, proporcionou uma visão das temperaturas até 720.000 anos atrás. As condições climáticas de 420.000 anos atrás eram similares às condições atuais. Naquela época, a interglacial durou 28.000 anos, sugerindo que nossa interglacial atual poderia durar por tempo semelhante, sem a intervenção humana (Augustin 2004).

Muitas vezes nós nos perdemos discutindo um dos muitos fragmentos de evidência que existem por trás do aquecimento global causado pelo homem, e ao nos concentrar nas árvores acabamos nos esquecendo da floresta. É importante que às vezes nós demos um passo atrás para conseguir ver como todas aquelas partes formam um todo. O Skeptical Science fornece um inestimável recurso para examinar cada uma destas evidências, então façamos uso de cada uma delas para verificar como elas se encaixam no cômputo geral.

Comentário de COSME ARISTIDES a respeito de textos do Site: skepticalscience

Sobre Cosme Aristides
Atividades:
Assessor de Tecnologia e Inovação do Instituto Rumo Náutico - Projeto Grael
Técnico de Geofísica da Petrobrás
Formação:
Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos pela UFF
Física pela UFF

Links:





Nenhum comentário:

Postar um comentário